quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial

A idéia da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) é lastreada no sucesso da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), que mantém 90 centros de pesquisa e construiu com isso uma vocação para aumentar a competitividade e eficiência do Brasil na agricultura. Em virtude desses resultados a Embrapii funcionará como uma rede nacional de tecnologia que criará padrões para a certificação dos institutos e centros de pesquisa, com isso é esperado envolver até 30 institutos de pesquisa do País na expansão do modelo. Também é cogitado o envolvimento maior da academia e das empresas, ou seja: universidades e institutos de pesquisa serão conectados as empresas pelo meio de uma metodologia que envolve um contrato de gestão, porém dá flexibilidade para operação.

O Brasil tem demonstrado enorme crescimento econômico, sendo considerado um dos melhores países para investimentos atualmente, pois se trata de uma economia emergente. Em função dessa realidade a criação de uma empresa como a Embrapii é fundamental para continuar e desenvolver essa realidade. Esse tipo de organização que auxilia o desenvolvimento da indústria brasileira já deveria ter ocorrido, pois existe demanda para isso.

Vários investimentos na educação estão sendo feitos, no dia 16 de agosto a presidenta Dilma Rousseff anunciou a abertura de 250 mil vagas de ingresso nas universidades federais e de 600 mil vagas nos institutos federais de educação, ciência e tecnologia para até 2014. Essa será uma grande fase de expansão universitária e profissional, que pode vir a se tornar ainda mais importante com a Embrapii, pois atualmente muitos empresários, principalmente os de pequeno e médio porte, buscam formas de otimizarem seu negócio, no entanto não conhecem meios para isso ou não tem o capital necessário para esse tipo de investimento e é aí onde entra a Embrapii, que irá auxiliar na aliança desses empresários com os estudantes universitários, promovendo uma redução dos custos nos investimentos em inovação ou gestão enquanto proporciona uma exímia experiência aos estudantes.

É importante relembrar como a inovação está presente no mundo globalizado e deve ser mais incentivada no Brasil. A nota fiscal eletrônica foi um marco de inovação para as empresas, independente de seu porte, esse tipo de desenvolvimento deve ocorrer continuamente. Atualmente apenas 0,53% do PIB de empresas privadas é investido em inovação, em contraposição as empresas japonesas investem 2,77% do seu PIB, é uma diferença enorme, que poderá ser minimizada com a Embrapii. Se os gestores se conscientizarem dos ganhos auferidos com investimentos em P&D (pesquisa e desenvolvimento) esse quadro poderá mudar rapidamente. Uma grande barreira na administração brasileira é a crença de que não há necessidade de inovar sempre e com isso existe uma perda de oportunidade visível. O Brasil está avançando economicamente, no entanto isso poderia ocorrer de maneira mais rápida, se houvesse uma mudança na cultura empresarial brasileira.

Um pacote de renúncia fiscal foi anunciado no dia 2 de agosto (Plano Brasil Maior), o qual tem por finalidade ajudar a indústria brasileira no valor de R$ 24,5 bilhões até o fim de 2012, essa política dá um papel de destaque ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) no financiamento a inovação. Aliando isto a Embrapii serão possíveis elevados graus em P&D, melhorando a gestão administrativas e produção de vários setores da economia.

Os fatores apontados demonstram como a criação da Embrapii será importante para apoiar o desenvolvimento das empresas, especialmente as de porte micro e pequeno, os quais têm maior dificuldades no que se refere a financiamentos e investimentos em inovação. Como se trata de uma empresa criada pela esfera governamental ela terá maior acesso a novos métodos, como os que são pesquisados em universidades, além de maior credibilidade e custos inferiores, dessa forma será um meio viável para quem busca inovar, mas pensa que não tem capital para isso.

0 comentaram: