quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

A chegada em Portugal

15 de fevereiro de 2011.

A primeira imagem que tive da Europa foi o nascer do sol, um dos mais belos que já vi (de dentro da avião inclusive!), um sonho que se realiza!
Logo no início da minha viagem conheci pessoas completamente distintas, mas ambasa da mesma origem que eu: Natal-Rn/Brasil.
O primeiro foi um homem de 27 anos chamado Liliano, mergulhador. Sentou-se ao meu lado no avião e estava indo a Noruega juntar dinheiro. Posso descrevê-lo como típico brasileiro que adooora uma farra. Ele era meio doido e começou a falar de coisas que eu não tinha o menos interesse de saber (ex: trancado no banheiro do avião com uma aeromoça, orgias, e por ai vai... imagina meu constrangimento!), enfim, era aquele cara que vive o hoje e pensa pouco no amanhã, todo dinheiro que junta, gasta. Nos despedimos quando descemos do avião, ele pegou conexão para Oslo, onde creio que irá trabalhar.
O outro já era um senhor mais velho, tinha mais de 50 anos e regressava para Freising na Alemanha, onde já residía a mais de 25 anos. Era um senhor muito educado, simpático e gentil (apesar de já ter adquirido parte da frieza européia, nada de 2 beijinhos e muito menos abraços). Vou explicar o que ocorreu para que vocês entendam melhor como conheci o senhor Paulo Mulatinho: cheguei tarde para o check-in, enquanto me esperavam, meus avós entraram na fila e ficaram conversando com um senhor, que era o Paulo. Me apresentaram a ele e na hora até me senti bem desconfortável, pensei: "por que eles ficam fazendo amizade com quem nunca mais vão ver na vida?", fiz o check-in e me despedi dele.
Quando cheguei em Lisboa o encontrei novamente no corredor o caminho de pegar as bagagens, nisso conversando eu soube que ele pegaria outro vôo e iria esperar mais 6 horas no aeroporto. Quando chegamos às esteiras e ele viu minhas 2 malas enormes, mais minhas sacola de mão e bolsa, daí se ofereceu para me ajudar a levá-las ao táxi. Vale salientar que o aeroporto é enorme. Eis qu vem a bomba: o taxista diz que os comboios (trens) estavam em greve, então meus planas de ir a Aveiro foram água abaixo. Gentilmente o senhor Paulo se ofereceu para ir a rodoviária comigo e disse ao taxista que era meu tio para que ele não me enrolasse (o que no final aconteceu, a corrida foi €15,00 dei uma nota de €20 e ele me cobrou €5 de bagagem quando viu a nota). Coversamos bastante e descobri várias coisas a seu respeito: formado em design industrial e comunicação social pela PUC RJ, terminou como dono de uma galeria que expõe origamis (arte com dobraduras de papel) e sua exposa é desinger da BMW (interessante não?). Sua pretensão é abrir uma editora de livros, na qual já está trabalhando no primeiro (sobre uma famosa artista de origami: Yorokobi), ví o protótipo, que já tinha 6 páginas prontas de 300, com várias figuras e explicações das formas, estava LINDO! Ele só foi embora depois que o autocar (ônibus) saiu da estação, se despedindo com uma bandeira do Brasil (uma cena engraçada, um homem sério acenando com uma bandeira).
Esse início de viagem me fez entender a diversidade que vou viver, os extremos que vou conhecer e as situações que vou precisar aprender a lidar. Apesar dos imprevistos (também não consegui ir ao Duty Free, resultado: estou sem shampoo, condicionador, perfume, hidratante e camisas polo...), foi válida a viagem de ônibus, não vi muito de Lisboa, mas achei lindas as chaminés saindo das casas, os várais no meio dos prédios, (por que não há area de serviço) e as árvores secas em função do inverno! Quando puder irei lá para conhecê-la de verdade! No caminho vi muito verde, a estrada excelente, passei rapidamente por Fátima e Coimbra, que aparentemente são lindas, e dormi grande parte também por culpa do enorme cansaço... A cidade de aveiro é pequena, com cerca de 73mil habitantes, mas é muito linda, em breve descreverei um pouco dela.
E assim se inicia minha viagem que teoricamente só deverá terminar no dia 01 de agosto de 2011. Boa sorte para mim!

0 comentaram: